A dura lição de marketing do gari simpático

Nada que se posta nas redes falciais deve ser colocado de maneira aleatória. Não quando se tem um negócio por trás.

Esses dias eu vi um simpático gari mostrando a sua pesada rotina de trabalho.

Ele tem um carisma ímpar, e se comunica muito bem, com uma linguagem simples porém muito direta.

Mas infelizmente isso não é o bastante.

Ele caiu no erro de ensinar as pessoas como amarrar os sacos de lixo de uma forma que facilite o trabalho desses importantes profissionais.

Um erro terrível, apesar da boa intenção.

Como diria minha saudosa “vó Manela”, de boa intenção, o inferno está cheio.

Uma parcela considerável das pessoas não entendeu a mensagem e caiu de pau nos comentários:

– Quer eu jogue o lixo no caminhão também?

– Não quer trabalhar, fica em casa!

– Agora eu que tenho que fazer o seu trabalho?

E atrocidades do gênero.

Tudo isso porque nosso simpático gari não soube dizer o que ele precisava dizer.

Ao comunicar “amarre os sacos assim para facilitar o trabalho do Gari” ele tira o foco das pessoas e coloca o foco nele.

Erro crasso.

Perceba que ao amarrar os sacos como ele ensina, todo mundo ganha porque facilita a vida da população também.

(mas não soou assim)

Afinal de contas, a gente ainda tem que colocar lixo para fora, né? Então por que não amarrar de uma forma que facilite a tarefa?

Mas é aí que entra a grana sacada.

Se em vez de comunicar “amarre os sacos assim para facilitar o trabalho do gari” nosso nobre trabalhador tivesse dito “uma dica para te facilitar na hora de jogar o lixo”, a percepção das pessoas seria outra.

Sabe por quê?

Porque o foco estaria nas pessoas e não no gari.

Esse tipo de erro de comunicação é muito comum (infelizmente) e a grande maioria dos negócios simplesmente ignora esse fato.

Ao colocar o foco nas pessoas a sua comunicação deixa de ser só mais um anúncio chato e repetitivo que está atrapalhando a diversão de quem tá com celular na mão e passa a ser uma informação valiosa, digna de atenção e admiração.

E a conversa é essa.

Quando eu digo que é fácil se destacar não é à toa, não é um delírio da minha cabeça, não mesmo!

Tem muita gente fazendo do mesmo jeito crente, crente que tá abafando.

Na maioria das vezes dando foco no produto, no serviço, na empresa, no negócio e deixando a parte mais importante da equação, o público-alvo, em segundo plano.

Mas ainda vou te dar um último argumento, um questionamento, na verdade.

Um que me deixou completamente chocado quando ele apareceu diante de mim.

Quando foi a última vez que você viu uma comunicação minimamente interessante?

Seja em um vídeo, seja numa página na internet, ou em uma carta?

Pois é…

Extrair uma comunicação interessante de um produto (ou serviço) não é uma tarefa tão fácil como dizem, apesar de seguir princípios básicos.

Gostou? Tem mais desses. Todos os dias, mas só para inscritos!

Inspiração:

Inscreva-se para receber meus e-mails diários (e gratuitos) com Insights para o seu negócio

Como Fugir de Marqueteiro PICARETA

7 Passos para anunciar sem cair em golpe.

Leia mais no e-book!

Não é um e-Book!

Conheça os #7 Maus Hábitos que as Agências Sanguessugas fazem e drenam a sua empresa até a última gota!

Agências Sanguessugas

©2025 J2 Publicare LTDA. CNPJ 52.320.267/0001-60.

Todos os direitos reservados.

©2025 J2 Publicare LTDA.

CNPJ 52.320.267/0001-60.

Todos os direitos reservados.