Finalmente uma landing page decente, mas faltou algo!

Cair em landing page estéril é uma das minhas mais frequentes reclamações, e não é para menos… Hoje você vai ver como dois detalhes simples mandam tudo por água abaixo.

Basta você usar a internet por não mais que dois minutos e meio e já vai tomar uma publi no meio da fuça.

É assim que funciona.

Mas nem sempre aquela “oportunidade” vale o nosso tempo, né?

Hoje fui ver o que tá rolando na gringa e realmente fiquei impressionado com o que vi.

A copy era de alto nível, com altas doses de Gary Halbert e John Carlton. 

O começo pecou pelo “novas pesquisas indicam” no subtítulo, mas ok, sem teste A/B não tem como dizer se vale ou não a pena manter, mas não importa.

Talvez seja só caraminhola da minha cabeça.

É que eu tenho uma repulsa instantânea para tudo que é batido demais, usado demais, clichê demais…

Pois bem.

A Copy foi muito boa, muito fluida, li de cabo a rabo, mas esqueceram de um detalhe fundamental: o bendito do produto.

Eu costumo ser cético quanto a essas soluções mirabolantes das IAs, então talvez eu não seja o cara ideal para o produto, mas…

É meio complicado de se acreditar em um sistema que capta clientes 24h/dia no automático e ainda é capaz de ser o meu mentor na versão virtual do grande especialista.

Explico.

“Mentor” e “Virtual” na mesma frase já não cai muito bem, né? Se for para investir em mentoria, eu vou querer proximidade. 

Mas isso por si só não é um pecado mais grave do que informar (propositalmente ou não) o bendito do NOME DO PRODUTO.

Que merda que eu estou vendo na minha frente?

Eu ainda não sei!

Revi umas 3 vezes a landing page para me certificar e até prossegui para o checkout e NADA!

Eu não sei você, mas “um sistema completo capaz de” não é nome de nada. Aliás, até mesmo para fins de instalação de crença, premissa e até mesmo de storytelling, essa frase já é perigosamente genérica.

De qualquer forma, vamos comer a cereja do bolo.

Esse mirabolante sistema de IA capaz de prospectar ininterruptamente e ser mentor virtual foi desenvolvido para…

Copywriters!

Aí não…

Aí a Copy que tava boa pra caramba ficou instantaneamente uma grande porcaria.

Sabe por quê?

Você já ouviu falar num cara chamado Daniel Throssell? Auto intitulado “o melhor copywriter da Austrália”?

Provavelmente não, mas aqui vai o grande Insight:

O sucesso dele se deu principalmente por entender que quando você se propõe a atender copywriters, a última coisa que vai impressioná-los é um texto genérico e feito com frames mais rodados que prato de microondas.

Em outras palavras, conhecer o público é essencial.

Tá certo que conhecer A FUNDO demanda mais e mais pesquisa, paciência, método e tempo, mas não é sobre isso. 

Na verdade, na verdade é justamente o oposto.

É sobre identificar logo de cara o que o seu público NÃO vai querer ver ou melhor: o que causa repulsa imediata.

Tipo o “novas pesquisas indicam” no começo da copy.

Qualquer copywriter de boteco sabe exatamente o que está acontecendo com essa pequena, muito embora capciosa, frase de efeito, então a efetividade aqui começa a ir para PQP.

E para o meu deleite, fica pior!

(sim, tô adorando meter o pau no gringo, sem duplo sentido)

A ancoragem foi feita nas coxas, só pode.

O cara não se deu o menor trabalho em justificar minimamente porque um conjunto de IAs + Mentor virtual que, segundo ele próprio, valeria supostamente 9,5kdol estaria sendo liberado por 1,5kdol. 

Ele só disse que tá 1,5kdol e pronto! 

Ruim demais, né? 

Se segura que eu vou mostrar como fica pior. 

Depois dessa ancoragem porca e preguiçosa, ele soltou a seguinte frase: 

“mas por conta da generosidade de fulano (que está no projeto como afiliado, provavelmente), e da nossa missão em comum de ajudar copywriters freelancers a vencerem, estou liberando por 97dol.”

AH! NÃO FODE, NÉ!

A ironia nisso tudo é que a copy se senta na premissa de que o mercado mudou.

Sim, mudou, e mesmo assim esse cara-pálida aí continua com os mesmos velhos maus hábitos, né?

Contemple, pois, a derrocada do Copywriting!

Em tempos onde estão distribuindo IA como se fosse bala na padaria, tem gente que me aparece com uma dessas. Ele literalmente disse que o mundo mudou mas está desesperadamente agarrado com as velhas fórmulas (e bem duvidosas, por sinal).

Conclusão? A copy da landing foi ruim?

Sim e não.

Seria muito boa se fosse para outro público, apesar de ter pecado por não dizer o nome do sistema ou produto.

Contudo, esse tipo de ancoragem joga toda a narrativa construída na lata do lixo.

É muito difícil levar a sério esse exagero. De 9,5k para 97? Qual é? Isso gera desconfiança.

Enfim…

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