Data: 06/11/2025
Assunto: Porque a maioria dos negócios ficam na mesmice
Esqueça tudo o que você aprendeu sobre chamar atenção, títulos impactantes e outras coisas. Hoje vamos pensar bem fora da curva.
Tem coisas que você só vai aprender se estiver antenado no que está acontecendo na gringa, e mesmo assim, tem que seguir as pessoas certas.
Bruno Sampaio, um dos poucos e bons professores que tive, recomendou uma renca de nomes gringos para seguir e aprender.
Entre eles, Ben Settle, talvez o cara mais incrível que já li.
Isso porque poucos copywriters têm a cabeça antenada em formas não convencionais de praticar a boa comunicação.
Como por exemplo, se inspirar na literatura, cinematografia e até HQs.
Foi numa vibe dessas que esse Mestre da comunicação reenviou um dos seus melhores emails sobre títulos (headlines).
São 4 formas completamente fora da curva de chamar atenção, mas que se provaram vencedoras, dando excelentes resultados, segundo nosso querido “tio Ben”.
E é aí que entra a maestria absoluta: nenhuma das linhas é dele, mas ele reconhece, estuda e recomenda que as pessoas estudem essas peças.
Pois bem, meu objetivo aqui não é ensinar Copy, mas te dar um Insight, como sempre.
Por isso, em vez de ficar dando sermão, vou te mostrar os exemplos que o Tio Ben mostrou nos emails dele e dizer o porquê funcionaram tão bem.
1. “How To Get Rich Slowly”. Traduzindo: como enriquecer devagar.
A princípio, não faz sentido algum, mas pense comigo: em um mercado onde todo mundo faz promessas mirabolantes de cascalho rápido, nada como uma boa quebra de padrão para se destacar, né?
2. “Can India Stop China(?)”
Curiosidade sempre foi e sempre será o grande combustível da humanidade. Agora adicione um contexto e o timing correto e voilá! Temos um título vencedor! Essa campanha foi lançada em meio a tensões de uma guerra comercial entre as duas potências. Taí os ingredientes do sucesso.
3. “5687 Ira Road, Bath, Ohio 44210”
Gary Halbert é um dos maiores, se não o maior, copywriter de todos os tempos não é à toa. Até mesmo suas peças conseguem ser também as “maiores de todos os tempos”. Esse é dos títulos mais inusitados que eu já vi. É simplesmente um endereço postal.
O resultado?
Um carValhão (eu disse carvalho) de respostas chegando na caixa postal.
E tem ghuruzão por aí que diz que entende de captar lead. Esses caras definitivamente não conhecem o Lendário Gary Halbert.
4. Ergonômico para flauta
Essa aqui foi feita por um copywriter brasileiro muito talentoso.
Ele é lindo, tesão, bonito e gostosão.
Ele escreve Copywriting com um quê de Arte!
Ele não é ele, ele sou EU!
Ok, Ben Settle não me recomenda, mas brincadeiras à parte, “Ergonômico para flauta” foi colocado em um contexto onde uma headline convencional só iria atrapalhar.
A maioria dos copywriters de boteco que você vê por aí vão dizer que o meu título é fraco porque não faz promessa e não traz benefício direto.
Mas aí entram em cena dois fatores importantes.
Dois fatores que esses “cabeça de IA” simplesmente não conseguem entender e que já expliquei acima: quebra de padrão e contexto.
Essa Copy foi escrita para uma landing page que vinha de um funil extremamente visual, de um produto que precisa ser exibido primeiro e explicado depois.
Afinal de contas, não é todo dia que uma flauta de 7 mil cascalhos é segurada (e balançada) por um suporte ergonômico (sem cair ou sofrer danos).
Ou seja, a headline da copy tinha que dar sentido à primeira etapa do Funil dando continuidade sem perder o fator “quebra de padrão”.
Pois bem, vamos aos negócios.
Se te interessar eu posso te mostrar as nuances desse tipo de copywriting feita com alta sofisticação, feita para quebrar os padrões e destacar VOCÊ da multidão.
Basta falar comigo pelo email jaime@j2publicare.com.br
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