Tudo muito saturado, tudo muito repetitivo, tudo muito CHATO.
Mas por quê?
O email de ontem tem um fundo de complexidade que passa tanto pelo patético “mundo corporativo” e seus merdelês quanto pelos ghurus do mArQu3TinGuE dIgItaU.
Tudo isso acontecendo ao mesmo tempo que as agências sugam funcionários enquanto chupam o saco dos clientes.
Aliás, outro problema crônico dessa nossa bolha.
Certa vez um professor de Inglês para o qual escrevi umas Copys me disse: “mas também não pode ficar muito fora do mercado”.
Já contei essa história aqui, mas é sempre bom relembrar.
Porque as pessoas que não entendem bulhufas de comunicação persuasiva olham alguma empresa gigante fazendo X, e acham que esse X é uma espécie de padrão ou referência.
A verdade nunca passou tão longe disso.
Ora, o que você julga mais efetivo?
Fazer o que está todo mundo fazendo
OU
Cativar a atenção através de um diferencial?
Veja só como são as coisas.
Geralmente, o que diferencia um negócio do outro não tem absolutamente nada a ver com a comunicação persuasiva em si.
Tem a ver com algo a mais.
Mas antes de mais nada, que fique BEM CLARO que criatividade e originalidade não se trata de ser um palhaço de circo desesperado por atenção.
Não mesmo!
O diferencial costuma estar naquele hook (gancho) que conecta todos os objetivos (produto, mercado, cliente) e os aponta para uma direção.
A conclusão?
Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa.
É assim que se começa a pensar em campanhas realmente bem feitas.
OU
Você pode simplesmente usar um “Chegou o (nome do produto)”.
Só não espere interesse das pessoas.
Afinal de contas vai ser só mais do mesmo.
Se você quiser se diferenciar da manada, eu posso escrever a campanha completa para um dos seus produtos (ou serviços).
De cabo a rabo, todo o Funil.
Começando por vídeos e PPC.
Passando pelas landing pages e cartas de venda.
E terminado com as campanhas de up/down.sell feitas por email.
Isso dá um total de cinco abordagens diferentes ao longo do Funil de vendas, ou seja, um funil bem mais inteligente e estrategicamente estruturado para usar bem a parte de email.
Aliás, é nessa parte que a gente acha o cascalho mais gordo.
Sabe por que?
Porque enviar um email não tem custo algum e alcança a TODOS os seus clientes.
Pois bem.
É somente até sexta que você poderá contar comigo sem precisar desembolsar um cascalhinho sequer do seu bolso.
Estou deixando aberta a possibilidade de uma parceria baseada em performance.
Quantos por cento?
Isso vai variar muito de acordo com o seu produto ou serviço.
Se estiver interessado, responda este email com a palavra “PARCERIA”.
Mas é só até sexta.
Desejando sempre o seu sucesso
e com muita estima,
Jaime “Mazus” Ferreira