O apocalipse das IAs

Data: 15/07/25

Está acontecendo? O quê? Não sei, não sei!

Essa primeira frase é uma espécie de paráfrase de uma cena dos quadrinhos do Maurício de Sousa, representando a histeria coletiva.

A cena é tão relevante que virou meme.

É exatamente isso que está acontecendo com a Inteligência Artificial. Histeria.

No começo, era tudo hipótese, depois virou hype. No hype, teve um montão de Picaretas colocando cascalho no bolso às custas da histeria coletiva.

Então tudo o que se via eram gatilhos de FOMO (Fear of Missing Out) elaborados para enganar otário.

Eu até ouso dizer que essa revolução das IAs foi a segunda coisa que mais fez a alegria de muito Picareta depois, é claro, dos fatídicos cursos para vender curso.

Mas as IAs estão aí para ficar 

A humanidade nunca mais vai ser a mesma. 

Não sei dizer se foi na base do FOMO (medo de perder, em português) ou na base do espírito empreendedor, mas a IA já é uma realidade.

Eu uso, grandes empreendimentos usam e você, se já não usa, deveria usar também. É uma excelente ferramenta, desde que você saiba fazer as devidas observações.

É aí que vem a reviravolta 

Com tanta gente usando IA, cedo ou tarde o óbvio ululante ficaria escancarado: Inteligência Artificial também erra.

Se humanos erram e a IA foi criada pelos humanos, esse fenômeno não deveria ser tão inesperado assim.

Vou dar dois exemplos.

O primeiro exemplo que vi foi no universo dos desenvolvedores de softwares, ou devs, na gíria deles.

As empresas começaram a reduzir seus respectivos quadros de funcionários e abusar das IAs em suas rotinas.

O resultado?

Erros. Muitos erros.

Então as empresas começaram a contratar funcionários para identificar e corrigir os erros.

O problema é que os códigos de programação são imensos. Exige um bom conhecimento técnico para resolver a situação.

O segundo exemplo foi citado por ninguém menos que Ben Settle, um dos maiores Copywriters da atualidade.

Segundo ele, a agência de marketing AWAI (que tem ligações com ele) já começou a também contratar funcionários para limpar as cagadas da Inteligência Artificial.

Repare no peso dos dois exemplos.

No primeiro, temos softwares, algo bem técnico e objetivo e no segundo, marketing, algo mais subjetivo e ligado com a mente humana.

Nos dois casos, temos a Inteligência Artificial fazendo mierda.

Confesso que errei 

a minha previsão 

Eu achei que o efeito colateral do abuso da IA seriam apenas produtos genéricos.

Mas pelo visto a Inteligência Artificial não é tão Inteligente assim. Ela anda errando e errando feio.

Quer mais um erro?

Esse aqui foi tenso.

Ao tentar dar comando de se desligar, o ChatoGPT cagou simples e solenemente para o comando e pior!

Em algumas simulações ele inventou algum artifício qualquer para não executar o comando.

A conclusão?

Se a Inteligência Artificial mais famosa de todas erra comandos objetivos, imagina comandos subjetivos relacionados com arte e marketing?

Por isso, fica

a minha antiga dica 

Usar IA somente no que for secundário em seu negócio. 

Em tudo que for primário, coloque sua personalidade. 

Esse é o verdadeiro diferencial.

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