Eu chamo de filosofia do Capitão Kirk. E talvez seja a maneira mais estilosa de lidar com o erro.
E para você que não é fã de Jornada nas Estrelas assim como eu, nada tema!
Eu explico.
É que no universo de Jornada nas Estrelas, sempre que tudo parecia ter dado errado, o valoroso capitão da Enterprise achava uma solução usando o próprio problema.
E se você trouxer essa filosofia para o seu Negócio, vai ver que tem muitos bons motivos para não se incomodar tanto com a falha.
O meu motivo favorito é transformar o erro, a gafe, o fracasso e a derrota em uma forma de monetização.
Também serve para lidar com haters, trolls, zicadores, olho gordo e afins, mas isso é tema para outro dia.
A inspiração vem dos talentos teatrais
Eu sigo uns caras muito interessantes no Seutube, eles transformam situações de jogos de MMORPG em esquetes engraçadas.
São artistas muito talentosos que começaram na base da raça e hoje têm um Negócio enorme baseado em esquetes de humor.
E aqui vai um spoiler: domingo que vem eu vou comentar sobre eles.
Quem eles são?
Só esperando o domingão chegar para saber.
Pois bem.
Como todo grupo de humor, as gravações são recheadas de erros. E os erros viram o que?
Cascalho no bolso, é claro.
Quem não gosta de ver os erros de gravação do seu filme ou da sua novela favorita?
Esse tipo de situação ajuda muito a reforçar laços de uma maneira humana.
Pega esse bando de ghuru do Instanão, por exemplo. É só carrão, viagens, mansões e um cara bonzão pagando de gostoso o tempo todo.
Pode não parecer, mas isso satura.
Você realmente acha que os comentários rasos e os likes significam vendas? Já se perguntou por que esses influencers dependem tanto de patrocinadores?
É porque esse tipo de lifestyle atrai muita gente, mas não é tão efetivo em gerar conexão.
Sabe por quê?
Porque errar é humano.
Pode até parecer uma premissa simples, mas tem muitas (e profundas) camadas de entendimento a serem exploradas.
A melhor de todas, ao menos para mim, é o humor.
Errou? Sorria.
Ninguém vai te crucificar por ter errado.
As pessoas vão, no máximo, rir de você.
E o riso é
uma boa forma de publicidade
Ontem eu cometi uma gafe, deixei o cabeçalho do email com informações que não deveriam aparecer para você.
Infelizmente, ninguém me respondeu o e-mail me acusando de ser desatento, burro ou amador.
E digo infelizmente porque esse email seria totalmente diferente.
E veja só como são as coisas.
Quando eu percebi meu erro, eu simplesmente ri. O email já tinha sido disparado há algumas horas. Eu ia fazer mais o quê?
Agora pense em erros cotidianos.
Um erro de digitação.
Uma ferramenta que cai no chão.
Um tropeço ou escorregão.
Uma gaguejada na hora de falar…
Tudo pode virar um bom material de publicidade, e a parte boa é que você não vai precisar inventar a roda para pôr isso em prática.
Você vai precisar de duas coisas:
Copy&Script
Copywriting para usar nos gatilhos de humor e um Script (Roteiro) para transformar a cena em uma publicidade criativa e mais humanizada (sem forçar a barra).
O segredo?
Tem que ser verdadeiro.
Ou vai virar uma daquelas publicidades bestas que eu comentei no email de ontem.
E se gostou do que leu, leia mais!
Basta colocar nome e email abaixo.
Escrevo todo santo dia!