“Hoje é no amor, é no amor”. Essa é uma das muitas icônicas frases do Capitão Rocha, personagem do Tropa de Elite.
(aliás, meu filme BR favorito)
Na cena ele atira para cima para chamar a atenção das pessoas durante uma confraternização no meio da favela.
Como se diz no Rio, ele meteu o louco.
Exagerado? Talvez.
Efetivo? Sem dúvidas.
Mas o fato é que meter bala é um recurso bem interessante quando o assunto é escrever um texto persuasivo, a boa e velha copy.
E calma, é só uma metáfora.
A bala que eu me refiro vem da tradução do inglês, bullets.
São aqueles pontos (ou asteriscos) seguidos de uma explicação rápida, geralmente com benefícios, premissas, bônus, características, etc.
E por que os bullets
são tão eficientes?
* É visualmente bem separado, permite ao leitor escolher a informação que interessa, sendo um excelente aliado na retenção da atenção.
* Um bullet consegue ser objetivo e bem explicativo ao mesmo tempo, isso porque ele “isola” uma parte da informação e se dedica única e exclusivamente a ela, o que nos leva a outro ponto importante:
* Também é possível escrever bullets de maneira sequencial, o que deixa a leitura mais fluida. E a melhor parte é manter os benefícios que expliquei nos dois bullets acima
* Podem ser utilizados como um elemento de destaque. Eu posso pegar o ponto mais forte do produto, do serviço, do mercado e até mesmo do público e inseri-los em uma sequência de bullets
* Não tem limite. Pode-se escrever uma Landing Page inteira só de bullets, algo parecido com a famosa peça publicitária do Rolls-Royce, do David Ogilvy
copywriter lendário.
* Aceita um tom extremamente direto e pessoal. Você percebeu que estou usando bullets para te mostrar o quanto bullets são eficientes? Eu tô metendo bala mesmo.
Usar bullets é tiro e queda!
(ok, a piada foi ruim, eu sei)
Mas o fato é que os bullets são um excelente recurso para dar ritmo de leitura para Landing Pages.
E por falar em Landing Pages, a ausência de bullets na tenebrosa história de ontem foi uma coisa que deixei passar.
Também não tinha bullets na Landing Page que inspirou o email de ontem.
Fica bem claro que ou as agências não estão levando a coisa a sério.
OU
Estão confiando cegamente na Inteligência Artificial para escrever copy.
OU
Estão deixando Webdesigner escrever o texto.
Porque essas páginas estão ruins demais, não dá gosto de ler. Imagina o tanto de conversão que se perde com esse tipo de texto mal escrito?
Por outro lado…
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