Papo furado, missão, valores e visão

Nos bastidores do RH de uma empresa qualquer, três recrutadoras se preparam para entrevistar mais um candidato, cheio de respostas decoradas. Entre elas, ele responde sem gaguejar ou fazer pausa, a missão, os valores e a visão da empresa.

Desnecessário.

Foi o que disse recentemente a Lu do canal (SeuTube) RH Sincero, uma moça que vem escancarando a podridão do “mundo corporativo” para quem quiser ver.

Mas a conversa de hoje não é sobre isso.

É sobre o que você comunica, como comunica e para quem comunica. A verdade é que aquela placa de mármore com tipografia bonita e frases de efeito não interessa a ninguém.

A própria Lu do canal RH sincero confirmou isso em um de seus vídeos.

A própria cultura da empresa se preocupa minimamente com missão, valores e visão. Em nenhum ponto.

Não serve para contratar novos funcionários.

Não tem peso no dia a dia da empresa.

Não é explorada como campanha de comunicação.

Nada.

Os únicos setores que usam um pouquinho essa exótica placa normalmente afixada na parede da entrada principal são o RH, para rir dos candidatos iludidos, e a Limpeza, que tem a nobre missão de manter a placa polida e livre da poeira.

Piada pronta.

Então vamos partir para uma comunicação eficiente?

Que tal então, estruturar campanhas mais originais?

Não tem muito segredo.

Primeiramente, coloque uma dose exagerada de personalidade em tudo. Em todas as campanhas, em todas as redes sociais e até na comunicação direta via SMS ou Uatizápi.

Segundamente, aprimore e refine a comunicação. Seja específico (posicionamento), apareça com uma frequência aceitável (mínimo 3x na semana) e busque uma afinidade com a sua audiência.

Acho que já dei essa dica antes, né?

Sobre não ser genérico. 

É claro que contém sarcasmo,  muito sarcasmo.

Eu falo isso praticamente todo o dia

É o meu mantra anti picaretagem.

Porque não tem nada mais picareta do que usar jargões e frases de efeito batidas e genéricas como se fosse a máxima excelência e sofisticação.

É triste ver marqueteiro picareta e agências sanguessugas levando o cascalho do pequeno e médio empreendedor (às vezes até mesmo de autônomos e liberais) para fazer o básico do básico.

Infelizmente sempre foi assim, e está ficando pior com a chegada das IAs.

Veja só como são as coisas.

A rádio não deixou de existir com a chegada da TV.

O carro não inutilizou os cavalos.

A internet não acabou com a imprensa.

E por aí vai.

Por isso eu digo que as IAs não vão acabar com o brilho e brio da produção humana.

Não enquanto pessoas como eu estiverem por aqui. 

Eu sigo firme e forte com missão, valores, visão e muito sarcasmo.

É …

Essa zoeira, esse deboche são partes da minha personalidade.

Se quiser ler mais nessa pegada, eu escrevo Insights desse tipo todo dia.

Mais motivação para tocar seu Negócio, impossível.

Inspiração:

Inscreva-se para receber meus e-mails diários (e gratuitos) com Insights para o seu negócio

Como Fugir de Marqueteiro PICARETA

7 Passos para anunciar sem cair em golpe.

Leia mais no e-book!

Não é um e-Book!

Conheça os #7 Maus Hábitos que as Agências Sanguessugas fazem e drenam a sua empresa até a última gota!

Agências Sanguessugas

©2025 J2 Publicare LTDA. CNPJ 52.320.267/0001-60.

Todos os direitos reservados.

©2025 J2 Publicare LTDA.

CNPJ 52.320.267/0001-60.

Todos os direitos reservados.