HA HA HA HA HA
Por acaso aquele nome daquela câmera veio na sua cabeça? Aquela supostamente mais vendida do Brasil?
Se foi esse o caso, meus parabéns! Você sofreu a mesma lavagem cerebral que eu sofri.
E vamos ser sinceros? Nós continuamos sofrendo.
Ontem foi a maldita TekPix, hoje são as bLéQUiFrAiDEis iFiNiTaS dessa ghuruzada de plantão.
Se você olhar com um pouco mais de atenção, vai perceber que existem paralelos (irritantes) entre essas duas situações.
Vamos a eles?
Primeiramente, aquela onipresença irritante. Antigamente os caras da câmera estavam em todos os canais de televisão e nos mais diversos horários. Lembrando que a TV, na época, era o meio de comunicação mais popular.
Exatamente a mesma situação dessa ghuruzada de plantão, só que na internet.
Depois que a Gogou lançou aquele raio de performance Max, ficou fácil aparecer em todos os lugares e de várias formas diferentes. Daí a “onipresença” no digital. Não importa se você só quer ver a tabela de classificação do brasileirão ou se está assistindo a algum vídeo no SeuTube: eles vão te achar!
Segundamente, o método de ancoragem.
Se a sua memória está afiada, deve lembrar do bordão “menos de um real por dia”. Assim os caras só revelavam a parcela sem nunca dizer o valor total da tal da “câmera mais vendida do Brasil”.
Já a ghuruzada faz algo semelhante quando convida a audiência para um evento e somente lá vai revelar a facada o cascalho necessário para embarcar nessa furada.
Em outras palavras, eles usam um quê de mistério para precificar bem.
E aqui vou fazer o papel de advogado do diabo já que isso está tecnicamente correto. Afinal de contas, eles estão tocando um Negócio e não fazendo caridade, né?
Mas meu lampejo de elogio rasgado é logo retalhado pela minha próxima crítica já que a entrega é nada mais nada menos que um pastel de vento defasado.
Tal como na infame TekPix, esses caras estão entregando informação obsoleta, e eu posso provar!
Mas antes, nós vamos continuar traçando este delicioso paralelo (estou adorando isso aqui) e dar uma olhada na câmera (não tão) queridinha do Brasil.
A TekPix simplesmente nasceu ultrapassada.
Os recursos dela estavam por um fio de serem superados pela tecnologia dos smartphones que surgiam na época.
Então qual seria a vantagem da (nada) simpática câmera frente a isso? Nenhuma.
Mas a tsunami publicitária continuava mesmo assim. A estratégia era claramente vencer na base do grito.
E com pouca ou quase nenhuma informação técnica, o povão ia caindo feito pato na armadilha na estratégia.
Mas não é culpa do povão, sabe?
Hoje em dia você acha vários sites de benchmark que comparam, item por item, o desempenho dos smartphones. Naquela época não tinha essa moleza, não mesmo!
Quem quisesse comparar a TekPix com um Smartphone teria que perder algumas horas em ligações para os SACs e torcer para receber a informação em vez de um pitch no meio da fuça.
Percebe como a semelhança com a ghuruzada continua?
Você simplesmente não tem como saber o que tem no curso dos caras. Você é obrigado a confiar nos sempre tão suspeitos depoimentos deles, sempre enfeitados por um marketing feito de sorrisos, dentes brancos, mansões, carrões e a promessa de muitos zeros no faturamento.
(me engana que eu gosto)
Seria até muito crível se não fosse por um detalhe crucial: é só mais do mesmo.
Se a ghuruzada está liberando a sua (não tão) preciosa informação assim a torto e a direito é porque ela já não vale tanto assim.
A lógica de mercado não falha.
Absolutamente nenhum deles iria jogar para rolo os seus ensinamentos se não fosse algo descartável.
Veja só como são as coisas.
Esses mesmos cursos que chegaram a ser colocados na pista com valores de 5 dígitos, agora vão estar para rolo por cifras bem menores.
Viu? Eu falei que poderia provar!
E na verdade, na verdade é bem simples.
É só inverter a posição das peças: você entregaria a preço de banana uma informação ou habilidade extremamente valiosa que fosse responsável pelo seu sucesso?
Eu sei que a resposta é um sonoro não.
Ninguém entregaria de bandeja uma informação de rara qualidade e excelência.
Vou me usar como exemplo para deixar tudo mais claro.
Todo dia eu trago algum Insight para você e uso muito storytelling para dar profundidade na coisa.
Você acha realmente que eu sou fodão para fazer isso diariamente?
OU
Eu sei a técnica correta para fazer o que eu faço?
Pois é…
Agora vamos para a segunda parte do exemplo.
Você acha que se alguém me pedisse eu simplesmente entregaria de bandeja essa minha habilidade?
Não mesmo!
Até porque eu precisei investir e estudar muito. E continuo investindo e estudando para fazer isso cada vez melhor.
Então, não!
Eu não entrego “meus segredos” a preço de banana.
Mas comento um pouquinho sobre diariamente na minha lista.