A maldição dos panfletos digitais

Uma dúzia de funcionários tentando dar conta de vinte ou trinta empresas. Tem como dar certo?

Essa é a dura realidade do Digital. E pouca gente vai falar sobre isso.

Se tem um bom motivo que faz a comunicação de hoje em dia ser tão porca, preguiçosa e genérica, é a sobrecarga das equipes.

Tem dois serviços em particular que sofrem muito com isso.

Hoje a minha filha de 5 anos vai ter uma aula sobre um deles, o email.

O que é isso, Bebel?

É panfleto, papai. Foi o moço que me deu.

Que moço?

Da farmácia. A mamãe falou que é pra vender alguma coisa.

Essa conversa com a minha princesinha me inspirou a escrever o email de hoje.

Eu estou tão focado em escrever coisas interessantes e motivadoras para a minha lista de inscritos que já estava quase me esquecendo de como tratam o email hoje em dia.

É panfleto.

Só isso.

Panfletagem moderna.

Panfletagem digital.

Esse é o máximo que uma equipe abarrotada de serviço vai fazer, e olhe lá.

Veja só como são as coisas.

Bastou a minha esposa falar uma vez que a menina já entendeu para que serve um panfleto.

Em outras palavras, panfleto não é interessante.

Funciona? Sim, para quem pode se dar o luxo de cagar a reputação do domínio, jogar quase metade dos envios na caixa de spam e não se preocupar em manter uma fonte de cascalho.

Mas essa não é a realidade da grande maioria dos empreendedores.

A maioria dos empreendedores vai ser severamente punida pelos algoritmos ao menor sinal de reclamação de spam, o que reduz o alcance. Talvez seja esse o motivo do cascalho vindo do email ser tão desdenhado.

Por isso que eu oriento a usar o email de uma maneira completamente diferente. 

Olha só como é fácil fazer as pessoas lerem seus emails.

Eu só decidi começar a escrever emails para a minha lista, porque tive uma boa orientação de COMO fazer. Aprendi logo cedo, e ouvi do Bruno Sampaio um dos argumentos mais sólidos que eu poderia ouvir:

“As pessoas não lêem email porque ninguém escreve coisas interessantes”.

E é a mais pura verdade.

Quer testar? 

Então faça o seguinte:

Na próxima vez que você baixar algum ebook ou informe, fique de olho na sua caixa de email.

Das duas uma.

Ou 

Você vai receber uma sequência de três ou quatro emails e, no último, vão tentar te empurrar alguma coisa.

Ou

Não vão nem sequer te agradecer pelo interesse, e a cada 15 ou 30 dias você recebe um panfletinho digital bem sem graça.

É sempre a mesma coisa.

E com os argumentos mais bocós possíveis.

Se for algum curso ou mentoria, eles dizem que é “uma oportunidade única”. Uma mentira deslavada já que a tal oportunidade vai acontecer de novo e de novo a cada dois meses, sempre que abrir uma nova turma.

Se for produto ou serviço aí a coisa piora bastante. O que eles vão te mandar são só algumas imagens bonitas com um preço ao lado.

Emails mega interessantes, né?

(contém sarcasmo)

Pois bem.

O cenário é esse, mas não precisa ser assim para você.

Se você quiser usar todo o potencial da sua lista de emails (e isso não inclui perturbar seus clientes com panfleto digital), fale comigo.

Se duvida do PODER do email, inscreva-se na minha lista e veja com seus próprios óleos oleosos.

Inspiração:

Inscreva-se para receber meus e-mails diários (e gratuitos) com Insights para o seu negócio

Como Fugir de Marqueteiro PICARETA

7 Passos para anunciar sem cair em golpe.

Leia mais no e-book!

Não é um e-Book!

Conheça os #7 Maus Hábitos que as Agências Sanguessugas fazem e drenam a sua empresa até a última gota!

Agências Sanguessugas

©2025 J2 Publicare LTDA. CNPJ 52.320.267/0001-60.

Todos os direitos reservados.

©2025 J2 Publicare LTDA.

CNPJ 52.320.267/0001-60.

Todos os direitos reservados.