Abusar da IA pode afundar o seu negócio

Nada melhor que uma roda de tiozão para dar aquela repaginada nas ideias.

(contém sarcasmo)

A dura verdade é que ao final desde ano eu completo quarenta carnavais, sim, carnavais, porque macho de verdade conta a idade em carnavais e não em primaveras.🤣

(Massaranduba feelings).

Brincadeiras e saudosismos à parte, foi uma conversa entre mim, um amigo e um conhecido. A conversa que começou com uma câmera roubada foi parar em como os comerciais da década de 90 eram bem mais legais de se assistir.

Até lembramos de alguns muitos bons daquela época.

Ah! Sò para deixar bem claro isso aqui é a continuação do nosso papo sobre IA

Ainda vai ter mais um terceiro para fechar, aguarde!
E não! Não vou usar parte um, parte dois e parte três.

Bora fugir do trivial, certo?

Mas voltando ao TiozãoCast…

A conclusão da conversa? 

O óbvio ululante e que, naturalmente, não poderia ser diferente.

Os anúncios hoje em dia

estão cada vez menos interessantes.

O motivo?

Sei naum…

Lacração? Tendência? Preguiça? IA?

Tá tudo tão repetitivo que é raro ver algo minimamente interessante.

E não estou falando de fazer papagaiada ou reinventar a roda.

Afinal de contas quando o assunto é a comunicação com o público existem técnicas e métodos que foram profundamente estudados e validados.

Coisa de livro mesmo.

O que estou falando é daquele quezinho que deixa a coisa toda mais fluída.

Mais original.

Mais provocante.

Mais criativa.

Mais interessante.

Cadê? Cabou, num tem mais!

E vai piorar.

À medida que as pessoas estão cada vez mais tornando a IA uma simples commodity a produção vai caindo mais e mais na mesma armadilha que a Indústria da Música caiu.

Não sei dizer se é uma armadilha, mas de fato é uma sinuca de bico.

Se por um lado tecnologia permitiu que mais e mais pessoas pudessem produzir e ouvir música, do outro lado a música foi se distanciando cada vez mais da arte e ficando cada vez mais comercial.

O problema?

Menos originalidade.

Menos provocante.

Menos criatividade.

Menos interessante.

Pois bem…

Estamos diante da quarta Revolução Industrial.

E a Inteligência Artificial está causando o mesmo efeito que a tecnologia fonográfica causou na Indústria da Música.

E aqui é preciso ter muito discernimento

Muita calma nessa hora


Eu não estou falando que seja necessariamente ruim, mas em um mundo cada vez mais competitivo como se destacar da multidão fazendo o mesmo?

Tome por exemplo os grupos de pagode, os cantores de funk ou os mais recentes cantores de trap (ok, o exemplo é dolorido, mas calma que a dor vai passar).

Quantos deles vão ser lembrados daqui a 5 anos? Daqui a 10 anos? Daqui a 20 anos?

Quanto deles tem aquela coisa única que fica na cabeça?

Quem vai continuar por anos e anos tocando nas rádios (sim, elas ainda existem), no Spotify e acumulando views no Seutube?

Pois é…

Não precisa ser um expert em negócios para saber a resposta dessas perguntas, né?

Nada que é genérico sobrevive ao tempo ou consegue ficar na cabeça das pessoas.

Por isso, 

a saída é…

Sempre que a iniciativa for algo fundamental no seu negócio, faça você mesmo.

Faça a mão, e coloque todo o seu coração naquilo que você se propôs a fazer.

Coloque toda a sua personalidade ali.

E refaça até que você se veja na sua produção.

Além da personalidade você vai entregar muito mais excelência para seus clientes.

Ou.

Contrate alguém que vai fazer seguindo o mesmo critério, também funciona.

Isso vai trazer uma característica única para o seu negócios.

Porque só existe um de você no mundo,  você é a pessoa mais RARA que existe.

Use isso ao seu favor.

No outro lado da moeda, para tudo o que for secundário use e abuse da IA.

Não vai fazer a MENOR diferença e ainda por cima você vai poder focar no que realmente requer a sua atenção.

Olhe o meu, por exemplo.

Se você der um pulo no meu site, vai perceber facilmente que TODAS as imagens na capa dos artigos foram feitas com IA.

Faz diferença? Claro que não!

O que importa são meus textos. É onde coloco a minha essência, a minha experiência e a minha personalidade.

Também fiz questão de “desenhar” meu site todo a mão pelo mesmo motivo.

Você pode até identificar as estruturas do meu site, mas a maneira como eu fiz acontecer é bem única.

Enfim, é esse o recado.

Nunca deixe de colocar a sua personalidade em seu negócio. É um verdadeiro divisor de águas.

Essa foi bem inspiracional, não?

Se inscreva na minha lista de e-mails para receber mais artigos como esses. Pura Criação!

Inspiração:

Inscreva-se para receber meus e-mails diários (e gratuitos) com Insights para o seu negócio

Como Fugir de Marqueteiro PICARETA

7 Passos para anunciar sem cair em golpe.

Leia mais no e-book!

Não é um e-Book!

Conheça os #7 Maus Hábitos que as Agências Sanguessugas fazem e drenam a sua empresa até a última gota!

Agências Sanguessugas

©2025 J2 Publicare LTDA. CNPJ 52.320.267/0001-60.

Todos os direitos reservados.

©2025 J2 Publicare LTDA.

CNPJ 52.320.267/0001-60.

Todos os direitos reservados.