Assunto: Produto Arte # 7 DJ sem querer

Quem diria que aquele tuntz, tuntz que embala as festas e baladas mundo afora me ensinaria uma lição interessante sobre Negócios.

Você curte música eletrônica?

Eu não gosto.

Mas também não odeio.

Na verdade, na verdade eu sou bem neutro.

Mas isso não importa.

Música eletrônica não é exatamente o tema de hoje.

Em vez disso, vamos visualizar neste estilo musical bem controverso, a grande lição:

Experimentação

A palavra fala por si própria.

Por isso, eu vou deixar uma lista rápida extraída do ChatoGPT (para isso ele serve) com alguns exemplos clássicos de sons que foram criados na base do “sem querer, querendo”.

Levels – Avicii – Sample de Etta James, virou hit acidental.

Titanium – David Guetta feat. Sia – Vocais da Sia combinados à produção eletrônica, criado como single de sucesso.

Around the World – Daft Punk – Loop de baixo (instrumento), virou viral sem planejar.

Strobe – Deadmau5 – Era uma Jam longa de estúdio, fãs adoraram.

Call on Me – Eric Prydz – Sample de Steve Winwood usado como brincadeira.

Sandstorm – Darude – Experimentos de trance, explosão nas pistas.

Axel F – Harold Faltermeyer – Inspirado em experimentos com sintetizadores, virou clássico.

É… daria para dar uma bela festa com esses sons.

Enfim…

Essa é uma visão um pouco na contramão do mundo dos Negócios, mas já, já você vai entender onde eu quero chegar.

Porque quando tem cascalho em jogo, a coisa muda.

Ninguém deveria começar um Negócio novo do zero simplesmente porque deu na sua telha.

A ideia pode até parecer genial, mas no fim das contas, quem diz se vai funcionar ou não é o mercado.

Como diria o grande Mestre Gary Halbert, você precisa de uma multidão faminta, ou seja, as pessoas têm que ver valor na sua ideia, ou nada feito.

Porém…

E se, por apenas um minuto, 

você ousar ser ousado?

Contradizendo tudo o que acabei de dizer, tem aquela listinha acima de músicas que ninguém pediu, mas que foram produzidas (e se tornaram um sucesso).

Sim, produzir arte geralmente é mais simples que montar um Negócio, mas o fato está aí.

Vamos à outra lista feita pelo ChatoGPT.

Post-it – 3M – Spencer Silver criou um adesivo fraco sem intenção de sucesso; virou produto icônico.

Instagram – Kevin Systrom & Mike Krieger – Começou como app de check-in com fotos, mudou para fotos sociais e viralizou.

Slack – Stewart Butterfield – Era um jogo online que falhou; ferramenta interna virou app de comunicação .

Netflix – Reed Hastings & Marc Randolph – Inicialmente serviço de aluguel de DVDs por correio, mudou para streaming digital.

Twitter – Jack Dorsey, Biz Stone, Evan Williams – Começou como projeto paralelo de SMS para grupos, virou rede social global.

Play-Doh – Joseph McVicker – Massa de parede para limpar pó de papel de parede, transformada em brinquedo.

Sony PlayStation – Ken Kutaragi – Desenvolveu chip de som para Nintendo, Nintendo rejeitou; virou console próprio de sucesso.

Vine – Dom Hofmann, Rus Yusupov, Colin Kroll – App de vídeos curtos nasceu de experimento com loops, viralizou antes do shutdown.

Pinterest – Ben Silbermann – Começou como hobby de coleções visuais, mudou para rede social de descoberta de ideias.

Oreo – Nabisco – Foi criado para substituir um biscoito francês, ideia simples virou sucesso mundial.

Percebeu?

Quantos negócios começaram a partir de uma ideia inusitada, desacreditada, e até mesmo sem querer?

Ter uma ideia é uma Arte,

com uma pitada de processos

Você realmente acha que eu simplesmente olho para a tela do meu PC e conjuro um Insight todo dia para escrever meus emails?

Não, né?

Eu tenho ideias ruins, ideias meia-boca, ideias meia-boca de novo…

Às vezes até tenho ideias boas.

(boas ideias, porra nenhuma)

Elas funcionam porque eu tenho um processo para saber se vale a pena escrever sobre o Insight que eu tive (ou se foi só meu cérebro peidando alto).

Faça você 

exatamente o mesmo 

com as suas ideias

Sempre se pergunte se tem público para essa ideia que você julga muito boa, teste o máximo que puder e só depois parta para a execução.

Mas nunca deixe ninguém colocar o dedo na sua cara e dizer que você não pode fazer, ou que a ideia não é boa o bastante, ou até mesmo que ninguém vai querer.

Não mesmo!

A história prova, seja pela Arte, seja pelos Negócios que algumas ideias simplesmente são boas demais para serem ignoradas.

Mesmo que ninguém tenha pedido por elas.

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