Entrando um pouco mais na parte de backend, uma das situações mais importantes é ter uma lista de clientes (ou carteira de clientes).
Quem tem uma lista não depende desesperadamente de novos clientes e não vai precisar arrancar o pentelho com a boca quando o Janeiro de 2026 entrar rasgando.
(se você está boiando no assunto, leia o email de ontem)
Pois bem.
Existem algumas maneiras de criar sua preciosa lista que também pode ser uma lista de interessados (também chamados de leads).
Essa segunda situação é um pouco mais delicada por motivos que já vou te explicar, mas é só para ir contextualizando.
A primeira coisa que você deve ter em mente é o cruel paradigma da qualidade versus quantidade.
Normalmente o que a ghuruzada de plantão vai dizer que você precisa de um volume enorme de leads para poder fazer um volume bom de transações.
Besteirol puro, balela, papo furado!
E sabe por quê?
Porque esses caras normalmente usam a metodologia de lançamento (6em7) que mira especificamente o topo do funil, ou seja, pessoas que têm pouco ou nenhum conhecimento da solução que eles têm para dar.
Eugène Schwartz mandou lembranças, viu?
Chega a ser patético de tão óbvio que é.
Veja só como são as coisas.
Quanto mais as pessoas estiverem conscientes da sua solução, mais inclinadas elas vão estar a fechar negócio com você.
É por isso que quantidade e qualidade estão em polos opostos nessa situação.
Voltando aos ghurus e aos lançamentos, a lista deles, conforme acabei de explicar, é composta por pessoas pouco ou nada conscientes da solução, do produto, da marca etc.
É por isso que eles precisam de um volume grande de interessados.
Agora para você, a sua lista vai depender diretamente da maneira como ela vai ser construída.
A melhor lista de todas é construída por clientes recorrentes da sua solução mais elaborada. Essa é a melhor lista de todas.
Também é a mais difícil de montar, né?
Vamos para o outro lado. Qual seria, então, a pior lista de todas?
São listas genéricas feitas por pessoas aleatórias. Você pode montar uma lista de cem mil pessoas nessa situação e ainda assim vai ter quase nenhum ou nenhum resultado.
Então não teria um meio-termo?
Claro que tem!
Que tal uma lista feita por pessoas que adquiriram algum produto simples mas que seja capaz de criar um volume médio de leads já gerando uma segmentação?
Ficou bom, né?
Sabe que produto “milagroso” seria esse?
Um ebook.
O cliente que lê um ebook é de fato um cliente porque desembolsou cascalho.
E não foi um cascalho qualquer. Ele desembolsou cascalho para acessar uma informação que era diretamente do interesse dele, caso contrário não investiria tempo lendo.
Percebe?
Esse é um bom jeito de construir e aumentar a sua lista com algum direcionamento, pois o ebook em si já demonstra o tipo de interesse das pessoas.
É um processo deveras simples.
Se a pessoa está interessada, ela lê, caso contrário não.
Mais simples do que isso, impossível.
Pois é…
De qualquer forma, é uma ótima oportunidade para te avisar que o MEU ebook “Como Fugir de Marqueteiro Picareta” vai deixar de ser essa molezinha que é hoje.
A partir de hoje, quem quiser adquirir vai ter que desembolsar um cascalho.
E por quê?
Porque eu faço tudo baseado em princípios e processos.
Deixei o livro livre até validá-lo.
E, modéstia à parte, meu ebook é bom mesmo, sem exageros.
Em 7 passos eu ensino a lidar com esse povo do digital com a mesma naturalidade que você compra pão na padaria.
Em outras palavras, a informação nele contida é valiosa demais para entregar sem ao menos “empatar o tráfego”
(se você não entende a expressão, me avisa que eu explico)
Mas nada tema!
Eu sou um homem justo. Se você é inscrito antigo da minha lista e perdeu o link de acesso ao ebook, saiba que você não será penalizado por isso.
Você sempre terá acesso ao meu material sem custo algum, basta me pedir.
Então é isso, senhoras e senhores.
Construam sua lista de clientes com sabedoria, uma lista só com nomes de pessoas de nada vale.
É só ver o quanto a galera aí das redes falciais vive desesperada atrás de seguidores.
Eles estão tão cegos com isso que não percebem que quantidade não é qualidade.
E talvez nunca vão perceber que seguidor não é cliente.
Esse é o tipo de Insight que eu dou por aqui, todos os dias.
Mas só para quem é inscrito na minha lista.