O mundo dos negócios nunca vai ser como navegar em um rio calmo e sinuoso como a gente sonha.
Até mesmo os negócios mais simples estão sujeitos a reviravoltas indesejadas.
É o que está acontecendo comigo neste exato momento.
Na verdade, na verdade, tocar um negócio é como conduzir um barco em um oceano: por mais que a gente evite as tempestades ao máximo, cedo ou tarde a gente vai passar em águas mais agitadas.
É nessa hora que a gente pula fora do barco?
Seria pura hipocrisia da minha parte?
Afinal de contas, faz uma semana que eu critiquei duramente os ghurus que vivem pulando de galhos em galho.
Veja só como são as coisas.
Mudar para um mercado não significa abandonar o navio, não mesmo.
Mudar de mercado pode ser, por exemplo, mudar de foco, pode ser mudar o tipo de oferta, pode até ser completamente o produto, mas nunca, jamais, em hipótese alguma, mudar de mercado deve ser abandonar o navio.
Abandonar o navio significa abrir mão de tudo que você construiu ao longo dos anos.
Aí não dá.
Não temos tempo a perder.
Vamos relembrar o clássico exemplo da Seven UP.
Eles deixaram de ser um refrigerante de limão, para se tornarem a H2OH.
A grande sacada?
Já te digo!
Mas antes disso eu preciso te lembrar de todos os esforços da Seven UP em se manter relevante.
Além de todo o cascalho investido para aparecer na TV, ela ainda atuava no ramo dos esportes sendo patrocinadadora do Glorioso Botafogo em 1995, ano em que o alvinegro carioca sagrou-se campeão.
(sim, sou botafoguense)
Conclusão: falta de visibilidade, não foi.
Qual teria sido, então, a grande sacada da Seven UP em se tornar a H2OH e o objetivo do nosso Insight de hoje?
Resignificação.
Eles não abandonaram o barco, eles saíram das águas turbulentas para explorar um novo oceano.
Perceba como o expertise em lidar com o ingrediente base (o limão) continuou na jogada.
Eles não fizeram como esses ghurus que pulam de galho em galho sempre seguindo tendências ao sabor do vento.
Muito pelo contrário.
Todo conhecimento deles foi redirecionado para um novo foco, um novo produto.
Eu estou fazendo algo mais ou menos parecido.
Aparentemente as plataformas tradicionais de disparo email estão saindo no tapa com as plataformas de comuns de email (Gmail, Hotmail, Yahoo etc.)
Some isso a atualização patética da lei brazuca, temos um samba lelê caótico onde as métricas ficam cada vez menos confiáveis e entregabilidade é só um nome bonito.
Por isso você deve ver algumas alterações nos meus emails diários.
Não estou pulando fora do barco.
Pretendo manter e cumprir a minha promessa de te entregar um Insight todo santo dia.
Mas do jeito que está, não dá.
Então fique avisado, você vai ver algumas coisinhas diferentes, mas os emails continuarão a chegar na sua caixa.
E por falar em emails, é uma boa hora para te lembrar do poder dessa ferramenta.
Mas não por aqui.
Por aqui o nosso papo acabou.
Se quiser saber como um simples email pode ser um divisor de águas no seu negócio (e como os ghurus vão tentar te convencer do contrário), eis o link.
https://j2publicare.com.br/email/
Desejando sempre o seu sucesso
e com muita estima,
Jaime “Mazus” Ferreira