Sabe aquele magnetismo contagiante que determinadas pessoas têm na hora de conversar?
Comigo foi o contrário.
Eu achei uma lojinha muito boa aqui por essas bandas, tem bastantes brinquedos (odeio esse plural) para crianças.
Como o tempo não está lá muito amigável (ainda chove bastante aqui no sertão), eu preciso de alguma coisa para entreter as minhas crianças.
Tarefa bem árdua.
Pois bem.
Na primeira ida, já tinha saído da loja com um caminhãozinho daqueles com blocos de encaixe para meu menino e uma boneca fadinha para minha menina.
Mais dia, menos dia, resolvi ver mais alguma coisa para eles.
Dessa vez foi um robô samurai para o menino e uma capivara de pelúcia para a menina. O pai aqui levou um copo térmico para tomar uma cerveja, eu também mereço, né?
Tudo muito bem, tudo muito bom, até que, na hora de fechar e ir embora, começa o empurra empurra.
Não de pessoas, a loja não estava cheia.
Foi um empurra empurra de mais tranqueiras. Até cadernos e outras coisas que nem me lembro mais tentaram me empurrar.
Nessa hora eu desliguei os ouvidos. Nem dava mais atenção a nada. Foi uma experiência tão ruim que eu só queria ir embora.
Você consegue me dizer
qual foi o erro?
Se você disse ofertar, errou.
Errou e errou feio.
Ofertar novos produtos e serviços nunca é um erro, muito pelo contrário.
O erro foi tentar empurrar itens aleatórios em vez de 0fertar coisas que fizessem sentido.
Order bump, downsell e upsell não existem à toa.
São técnicas com potencial de dobrar, quiçá triplicar, o cascalho de cada negócio fechado.
Mas tem que saber fazer
Na minha situação, um order bump bem feito resolveria.
Era só me mostrar alguns itens relacionados com a minha primeira aquisição. Havia uma boa possibilidade de eu levar mais um brinquedo para cada filho.
Poderiam ter embolsado o cascalho de dois itens a mais.
Um brinquedo a mais para cada filho, ou seja, transformariam dois brinquedos negociados em quatro.
Bom negócio, né?
Ainda ficou um
pouquinho (muito) pior
E para fechar o email de hoje, deixa eu te contar o motivo do assunto.
Eu sei que ficou duplo sentido e bem sarcástico, mas o final dessa história justifica tudo.
Me acompanhe.
Em um terceiro dia, eu fui comprar uns itens de farmácia e passei em frente a essa lojinha.
Vi as atendentes, acenei com a mão e dei um bom dia e segui meu caminho.
Uma delas lembrou que chegou um livrinho, seja lá de quê, e as duas começaram a gritar freneticamente.
Elas queriam a minha atenção de qualquer maneira.
Queriam me empurrar gostoso sem se preocupar com mais nada.
Eu ignorei.
Só dei uma tragada no meu cigarro e segui andando.
Se eu vou voltar lá?
Acho que não.
No outro quarteirão tem uma outra loja.
Espero que a minha experiência se transforme em cascalho para você, meu nobre.
Nunca deixe de aplicar os princípios, pois a venda se trata de um processo.
E não importa se você opera no digital ou no físico, os princípios são os mesmos e devem ser sempre postos em prática.
Esse Insight foi um patrocínio de absolutamente ninguém.
É produção minha mesmo.
Se gostou, escrevo todo os dias e entrego na sua caixa de email.
É só se inscrever.