Impressionando o público sem parecer um palhaço de circo
A última coisa que o seu cliente espera é que você escreva uma carta para ele.
Quer uma maneira mais especial e elegante de chamar atenção?
Desde o começo da publicidade os correios e as cartas têm sido verdadeiros aliados dos negócios.
Os negócios eram fechados através de cartas muito antes mesmo dos telefones se tornarem populares.
Porém, o tempo e a percepção do mercado foram deturpando um pouco os métodos.
O que era para ser mais pessoal e simples, foi ficando cada vez mais colorido e papagaiado.
Aí que mora
o perigo
Nosso cérebro é preguiçoso, a gente sempre busca um atalho para tomar decisões. Para tudo a gente cria um padrão para logo classificar e decidir.
Antigamente as empresas foram deixando as cartas cada vez mais chamativas e coloridas na esperança de chamar a atenção dos leitores.
O problema?
Isso acabou virando um padrão. E se tem uma coisa que nosso cérebro adora são padrões.
Padrões para encontrar atalhos.
Se é colorido e propaganda, e se é propaganda as chances do grande público simplesmente jogar a carta fora aumentam grandes.
É aí que entra em cena
o Príncipe do Impresso
O lendário Copywriter Gary Halbert deu uma solução genial e bem simples para o problema.
E quando eu descobri todo o mecanismo por trás, meu queixo caiu.
A solução foi a seguinte: zero cor, zero papagaiada.
Isso aumentou as chances das cartas serem abertas pelo simples fato de serem diferentes.
É a quebra de padrão mostrando todo o potencial.
Agora é
a sua vez de
agir
Você pode enviar uma carta para seus clientes mostrando que existe um problema e que você é a solução.
Mas não pode ser assim seco, do nada.
Crie um contexto, traga atualidades, coloque emoção (importante), faça premissas, crie uma narrativa.
Por fim, convide-os a agir.
Existem mil e uma maneiras de escrever essa carta para seus clientes.
Se você fizer tudo certinho, vai ter elaborado uma Carta de Vendas e não simplesmente uma Carta.
A diferença?
A Carta de Vendas bota um cascalho rápido no seu bolso.
E para escrever uma, basta seguir as dicas que dei ao longo deste email.
Se você já está pronto, se você é um empreendedor raiz, você sabe que delegar gera mais resultados que tentar resolver tudo.
E eu estou aqui para isso. Vai ali em Serviços, Copy para Carta de vendas. Eu faço por você!
Para mais insights como este, inscreva-se na minha lista de e-mail. Por lá tem bons insights todos os dias.
Com estima,
Jaime “Mazus” Ferreira
J2 Publicare