Jornada do cliente, o que os ghurus não te contam

Hoje eu vou navegar um pouco mais na prateleira (esteira) de produtos. Seja lá como você gosta de chamar essa bagaça. Pessoalmente eu odeio clichês, rótulos e tudo mais. Essa ideia de que tudo tem que estar devidamente classificado é um porre. Isso limita a criatividade.

Rótulos são regras e regras existem para serem quebradas, ao menos no campo das ideias e da criatividade.

Enfim, o papo não é sobre isso, isso é tema para outro email, quem sabe?

Voltando ao tema, é bem possível que você já tenha ouvido alguém falar sobre esteira (prateleira) de produtos como forma de aumentar o cascalho do seu negócio. Mas, sinceramente, isso é bem raso.

É raso porque no final das contas é o óbvio ululante. Seu negócio não existe para fazer caridade, mas cabe aqui um alerta. O bom empreendedor enxerga o seu negócio como um grande solucionador de problemas das pessoas e, dessa forma, ele coloca o cascalho grosso no bolso.

A forma correta de

pensar uma esteira de produtos

Se você caiu nas garras afiadas dos ghurus do Instanão, é bem capaz de que eles tenham te ensinando que uma prateleira (esteira) de produtos simplesmente como order bumps ou upsells. 

Não está de todo errado, mas veja só, não é sobre isso. Se você pensar nesta linha você vai pensar como a manada. Você nunca vai se destacar.

Porém, se você pensa na esteira (prateleira) de produtos como uma jornada, ah, meu nobre! Agora sim você está se tornado um bom empreendedor e, se continuar neste caminho, vai se tornar tão diferenciado que seus cliente nem sequer vão querer ouvir o nome do seu concorrente.

É sobre uma Jornada

Aprendi com o Bruno Sampaio, quem eu considero como mestre, que o que importa é a jornada. Se você tem uma prateleira (esteira) de produtos você bote guiar o seu seu cliente por um universo inteiro de soluções.

O resultado? Benefício mútuo.

Pense nos seus clientes como pessoas a serem guiadas. 

Pense nos seus produtos como os guias que darão soluções aos problemas.

Fazendo isso você vai longe.

Insights como esse diariamente para os inscritos na minha lista de email.

Inspiração:

Inscreva-se para receber meus e-mails diários (e gratuitos) com Insights para o seu negócio

Como Fugir de Marqueteiro PICARETA

7 Passos para anunciar sem cair em golpe.

Leia mais no e-book!

Não é um e-Book!

Conheça os #7 Maus Hábitos que as Agências Sanguessugas fazem e drenam a sua empresa até a última gota!

Agências Sanguessugas

©2025 J2 Publicare LTDA. CNPJ 52.320.267/0001-60.

Todos os direitos reservados.

©2025 J2 Publicare LTDA.

CNPJ 52.320.267/0001-60.

Todos os direitos reservados.