O que fazer durante a tempestade

Tá sabendo da novidade? Normalmente quando a gente faz essa pergunta, vem coisa boa. Mas dessa vez, não. 

Infelizmente a notícia é horrorível, mas nada tema! Vou apontar a solução também.

A Meta, que é dona do Foisebook e do Istanão, está deixando muita gente arrancando pentelho com a boca depois de ter gentilmente informado sobre os 12,5% a mais que vamos ter que desembolsar para fazer negócio na plataforma.

Pois é…

Uma tempestade está chegando e vai ter muito barco afundando.

Como sobreviver a isso?

A pergunta parece difícil, mas se você me acompanha, já sabe a resposta 😀

Parece até que eu estava profetizando.

No dia 5 de maio deste ano do calendário de Nosso Senhor, eu te enviei um e-mail chamado “O seu quintal, o melhor nicho de 2025”.

O título foi só uma brincadeira.

No email eu expliquei porque olhar para dentro do seu próprio negócio sempre foi a melhor estratégia, independentemente da situação ou das tendências.

A situação está aí.

Com esse ajuste, quem estiver disposto a reduzir a dependência de novos clientes vai se sentir mais confortável.

Quem insistir em captar mais e mais vai ter dores de cabeça maiores ainda.

Veja só como são as coisas.

O cenário já não está muito bom. Quem está no jogo há mais de dez anos sabe que o tal do oceano azul que tanto prometeram virou um laguinho infestado de piranhas vorazes.

O lead tá caro, a concorrência tá grande e as IAs estão cada vez mais entregando curiosos em vez de interessados.

A coisa tá feia.

E vai ficar pior.

Por isso eu te convido a pensar mais no seu quintal.

A ter uma prateleira ou esteira de produtos e serviços muito bem focada na jornada do cliente.

Faz todo sentido quando você responde com sinceridade: o que é mais fácil?

Conquistar um estranho ou servir a um antigo conhecido?

Perceba como quase ninguém fala nisso.

Sabe por quê?

Porque a maior parte do conhecimento que você vê por aí são retalhos de algum ghuru gringo que resolveu reinventar a roda somente para autopromoção.

O que eles fazem serve muito bem para eles que tem cascalho para investir em divulgação cinematográfica. Tudo, é claro, feito para te convencer que é só repetir o que eles fazem.

Eu tô fora!

Eu prefiro ficar com a solidez dos princípios e dos fundamentos.

Por isso eu recomendo o que é simples e que funciona em qualquer cenário.

São coisas do tipo dar foco na solução de problemas com bons produtos e bons serviços, construir uma lista de interessados, ter uma jornada de soluções para essa lista, enviar uma carta para sua lista, usar o Google Docs como landing page, manter um relacionamento com seu público principalmente através do email…

E por aí vai.

Tudo isso vai sistematicamente te blindando contra a tempestade de eventos adversos.

Hoje foi esse aumento na Meta, amanhã pode ser uma regulamentação, depois pode ser sei lá o que.

Estamos no tempo das vacas magras, sem dúvidas. Se o digital vai ser o que já foi um dia, eu não sei.

O que eu posso afirmar com certeza absoluta é que quem tiver o discernimento o bastante para ignorar a ghuruzice e focar nos princípios, vai seguir remando.

Independentemente da tempestade.

E, se não ficou claro, sabe o que exatamente é o seu quintal?

É o seu backending.

Eu tenho ainda algumas considerações para fazer sobre esse tema.

Gostaria de ler mais sobre?

Se quiser saber mais, responda a este email. Vai ser um prazer!

Insights diários? Na milha lista tem, inscreva-se!

Inspiração:

Inscreva-se para receber meus e-mails diários (e gratuitos) com Insights para o seu negócio

Como Fugir de Marqueteiro PICARETA

7 Passos para anunciar sem cair em golpe.

Leia mais no e-book!

Não é um e-Book!

Conheça os #7 Maus Hábitos que as Agências Sanguessugas fazem e drenam a sua empresa até a última gota!

Agências Sanguessugas

©2025 J2 Publicare LTDA. CNPJ 52.320.267/0001-60.

Todos os direitos reservados.

©2025 J2 Publicare LTDA.

CNPJ 52.320.267/0001-60.

Todos os direitos reservados.