Tá sabendo da novidade? Normalmente quando a gente faz essa pergunta, vem coisa boa. Mas dessa vez, não.
Infelizmente a notícia é horrorível, mas nada tema! Vou apontar a solução também.
A Meta, que é dona do Foisebook e do Istanão, está deixando muita gente arrancando pentelho com a boca depois de ter gentilmente informado sobre os 12,5% a mais que vamos ter que desembolsar para fazer negócio na plataforma.
Pois é…
Uma tempestade está chegando e vai ter muito barco afundando.
Como sobreviver a isso?
A pergunta parece difícil, mas se você me acompanha, já sabe a resposta 😀
Parece até que eu estava profetizando.
No dia 5 de maio deste ano do calendário de Nosso Senhor, eu te enviei um e-mail chamado “O seu quintal, o melhor nicho de 2025”.
O título foi só uma brincadeira.
No email eu expliquei porque olhar para dentro do seu próprio negócio sempre foi a melhor estratégia, independentemente da situação ou das tendências.
A situação está aí.
Com esse ajuste, quem estiver disposto a reduzir a dependência de novos clientes vai se sentir mais confortável.
Quem insistir em captar mais e mais vai ter dores de cabeça maiores ainda.
Veja só como são as coisas.
O cenário já não está muito bom. Quem está no jogo há mais de dez anos sabe que o tal do oceano azul que tanto prometeram virou um laguinho infestado de piranhas vorazes.
O lead tá caro, a concorrência tá grande e as IAs estão cada vez mais entregando curiosos em vez de interessados.
A coisa tá feia.
E vai ficar pior.
Por isso eu te convido a pensar mais no seu quintal.
A ter uma prateleira ou esteira de produtos e serviços muito bem focada na jornada do cliente.
Faz todo sentido quando você responde com sinceridade: o que é mais fácil?
Conquistar um estranho ou servir a um antigo conhecido?
Perceba como quase ninguém fala nisso.
Sabe por quê?
Porque a maior parte do conhecimento que você vê por aí são retalhos de algum ghuru gringo que resolveu reinventar a roda somente para autopromoção.
O que eles fazem serve muito bem para eles que tem cascalho para investir em divulgação cinematográfica. Tudo, é claro, feito para te convencer que é só repetir o que eles fazem.
Eu tô fora!
Eu prefiro ficar com a solidez dos princípios e dos fundamentos.
Por isso eu recomendo o que é simples e que funciona em qualquer cenário.
São coisas do tipo dar foco na solução de problemas com bons produtos e bons serviços, construir uma lista de interessados, ter uma jornada de soluções para essa lista, enviar uma carta para sua lista, usar o Google Docs como landing page, manter um relacionamento com seu público principalmente através do email…
E por aí vai.
Tudo isso vai sistematicamente te blindando contra a tempestade de eventos adversos.
Hoje foi esse aumento na Meta, amanhã pode ser uma regulamentação, depois pode ser sei lá o que.
Estamos no tempo das vacas magras, sem dúvidas. Se o digital vai ser o que já foi um dia, eu não sei.
O que eu posso afirmar com certeza absoluta é que quem tiver o discernimento o bastante para ignorar a ghuruzice e focar nos princípios, vai seguir remando.
Independentemente da tempestade.
E, se não ficou claro, sabe o que exatamente é o seu quintal?
É o seu backending.
Eu tenho ainda algumas considerações para fazer sobre esse tema.
Gostaria de ler mais sobre?
Se quiser saber mais, responda a este email. Vai ser um prazer!
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