Toda vez que vejo um artista de rua eu fico feliz e triste. Eles são a prova cabal de que a Arte deve ser sempre tratada como um Produto.
Toda vez que vejo um artista de rua eu fico feliz e triste. Eles são a prova cabal de que a Arte deve ser sempre tratada como um Produto.
Um som meio tímido, um chapéu ou caneco no chão e muito talento desperdiçado.
É assim que eu defino um músico que se aventura nas ruas para levar para casa o seu suado ganha-pão.
A vida é bela, e a Arte divina, mas os boletos são aterrorizantes e a beleza não põe mesa.
Por isso, talento por si só não adianta nada.
Talvez o maior exemplo disso seja o famoso experimento de 2007, onde o violinista Joshua Bell, um dos melhores do mundo, tocou anonimamente por 45 minutos em uma estação de metrô usando um violino de US$ 3,5 milhões.
Nessa ele ganhou apenas US$ 32.
A grande ironia é que aquele músico de rua era o mesmo artista que, dias antes, havia se apresentado com ingressos esgotados no Boston Symphony Hall, onde cada cadeira custava mais de US$ 100.
É claro que fazer parte de uma grande orquestra não é a regra, muito pelo contrário, é a exceção.
Mas ainda assim, a lição é bem clara e aquele velho ensinamento do lendário Gary Halbert continua sendo o maior trunfo dos negócios: sempre buscar uma multidão faminta.
Pessoas passando no metrô estão pouco inclinadas a parar para prestigiar um artista.
E mesmo que seja um artista de alto nível executando com perfeição peças clássicas. Na verdade, na verdade, isso simplesmente tem pouco ou nenhum impacto na decisão das pessoas (de não dar atenção).
E os motivos são tão diversos que é difícil se debruçar sobre eles.
Mas não quer dizer que não sejam boas informações para quebra de objeções, né?
Agora sim, estamos falando de negócios.
E se em vez de tocar para pessoas aleatórias nosso violinista dedicasse esses 45 minutos para, de alguma forma, entrar em contato com donos de estabelecimentos?
Mas isso é meio aleatório.
Então que tal este nobre artista CRIAR UMA LISTA de possíveis estabelecimentos onde a sua Arte seria bem-vinda?
Aí já estamos falando de método.
45 minutos por dia dariam uma boa base de prospecção, certo?
Mas de nada adianta prospectar se você não tem nada de relevante para as pessoas.
Vamos acionar nossa memória?
Desdobramento de produto é um tema frequente aqui do nosso quadro de todos os domingos.
Pensando nisso, que tal alguns bons Insights que podem, virtualmente, transformar qualquer artista de rua em um empreendedor de sucesso?
Mas nada de se emocionar!
Eu não sou nenhum ghuru que vem cheio de fórmula pronta para tudo, não mesmo!
Tudo o que vou dizer a seguir requer uma boa dose de empenho e suor.
1. Todo músico pode também ensinar, desde que tenha didática, carisma e um método para captar alunos.
2. Sua música deve ser colocada para o mundo ouvir, tem algumas plataformas aí justamente para isso. Tudo que se precisa de alguma estratégia.
3. Todo estabelecimento comercial é, potencialmente, um lugar propício para eventos. Tudo o que você precisa fazer é mostrar isso para os donos, deixando claro que a sua música ao vivo agrega valor.
4. Nunca se esqueça que tem pessoas que simplesmente nunca pensaram em usar a sua música, ou vivo ou gravada. E aí tem muitas, mas MUITAS possibilidades para você entrar em cena. Aqui o que vai fazer o negócio acontecer é a sua criatividade e habilidade de negociar.
5. E por falar em negociar, tenha em mente que se você não tem um agente para essa função, é você quem deve fazer esse papel. É duro ter que desenvolver essa habilidade, mas a internet taí para isso.
6. Nem todo mundo vai apreciar o som de um koto (harpa japonesa), então se o seu instrumento é algo do tipo oboé, trompa ou fagote, considere aprender um segundo instrumento.
Veja só como são as coisas, esses 6 Insights podem trazer várias fontes de cascalho e de formas variadas.
Sabe o que isso significa?
Significa que agora estamos falando de um Negócio.
É botar a mão na massa e cair para dentro.
Com todas essas opções no horizonte, tocar na rua em troca de moedas já não é mais a regra.
E para te ajudar a entender um pouco melhor sobre como “montar” a estrutura básica do seu Negócio, 7 passos bastam.
Te ensino a fugir das futuras armadilhas dos marqueteiros picaretas em apenas 33 páginas, sem blá, blá, blá.
Mais detalhes abaixo:
antipicaretalp.j2publicare.com.br/
Desejando sempre o seu sucesso
e com muita estima,
Jaime “Mazus” Ferreira