Este não é um email sobre como ludibriar ou enganar as pessoas, é bom esclarecer.
Eu tenho é asco desse tipo de gente.
Aliás, se você leu, deveria ler meu e-book Como Fugir de Marqueteiro Picareta, é só baixar no meu site (link no pé do email). Não precisa desembolsar um cascalhinho sequer.
Taí um ebook bem útil…
Voltando ao assunto de hoje, esta semana eu vivenciei mais uma experiência interessante enquanto escolhia brinquedos para as crianças.
Sim, mais brinquedos.
A chuva não para aqui no sertão baiano, vai virar mar. Preciso entretê-las de todas as formas
Para quebrar a rotina, saímos a família toda debaixo de uma chuva fina para comprar os brinquedos.
Eu prometi que dessa vez cada um escolheria o seu brinquedo. Minha filha escolheu um microfone estranho (guarde essa informação), meu caçula, carrinhos (nossa, que inusitado).
Brinquedo horroroso
Eu murmurei não tão baixo assim e minha filha ouviu.
É horroroso, papai?
É, não é microfone, só fica tocando uma música irritante.
E bota música irritante nisso.
Mas aí veio a reviravolta
Eu estava tão puto com o brinquedo ruim que comecei a botar defeitos, calculadamente.
Seis compassos.
9 segundos
E eu já contava uma hora de repetição desse som irritante.
Eu só esqueci de perceber
o óbvio ululante
Minha filha estava se divertindo.
E muito.
Cantou, dançou, se apresentou.
Depois de um tempo até eu fui convidado para cantar junto.
E no dia seguinte, foi a prima dela.
O meu erro?
Não entendi o produto.
Não entendi o público.
Eu olhei com o meu filtro, com as minhas crenças, com os meus parâmetros.
O brinquedo não era ruim afinal de contas.
E na verdade, na verdade, não houve nenhum erro da minha parte.
Não era uma campanha que eu estava escrevendo, né? Mas ainda assim é uma coisa para ficar com o radar ligado.
Porque um erro muito comum em um negócio é o achismo.
Sem pesquisar bem o produto, o mercado e o público, o resultado vai ser sempre publicidade baseada em achismo.
Você já se perguntou por que tem muito anúncio por aí que não parece ter nada a ver com nada?
Aqueles anúncios bem chatos e genéricos que não te dão a mínima curiosidade de ver do que se trata?
Então… achismo.
Assim como no exemplo de hoje, o achismo nos mostra como é bem fácil se perder entre a finalidade do produto e o público que ele atende.
É por isso que eu não uso IA para fazer pesquisa.
IA é muito útil para várias coisas, mas para pesquisar e criar algo original, não.
Gostou deste Insight? Todo dia tem! Inscreva-se na minha lista de email.